ONDE MORA O PAPAI NOEL?

O #ConexõesPaiseFilhos de hoje, vem falar sobre uma conexão muito antiga entre pais e filhos e que traduz a magia do Natal.
Todo ano em milhares de lares, a aproximação do Natal traz algumas conversas do tipo:
- SE não ficar bonzinho, o Papai Noel não vem!
- SE não comer tudo, não ganha presente do Papai Noel!
- Já escreveu a cartinha do Papai Noel?
E uma multidão invade os shoppings para tirar a tão esperada foto do Papai Noel.
O bom velhinho é uma entidade que traz consigo muitos simbolismos. Primeiro, porque ele é algo mágico, pois ninguém vê o Papai Noel. Ele é um ser que tem poderes e vê tudo de onde está.
Mora num lugar encantado no Polo Norte, que ninguém sabe onde é e ainda por cima tem uma fabrica de brinquedos e seus ajudantes duendes.
Tudo é cercado de magia e muita fantasia. O que para o universo infantil é perfeito. Durante a sua infância, até uns 7 anos de idade, ela vive intensamente a sua criatividade e fantasia. E ter um SER ENCANTADO para povoar o seu mundo de fantasia, é tudo de bom.
Outro simbolismo é a figura do Papai Noel, ele é homem e traz consigo o nome de PAPAI. Isso nos explica porque ele é o SER que decide se a criança foi boazinha, se ganha ou não presente.
A figura masculina traz consigo esse poder de decisão, de limite, de ordem e de regra.
Outro simbolismo é o presente.
O que será que eu vou ganhar? Como me comportei?
Qual é o presente que vou receber por ter feito tudo direitinho.
O presente é a recompensa pelo seu comportamento ou pela atitude que você teve. E com isso, reafirmamos para os nossos filhos que a vida é a base de troca, que a nossa educação é baseada na recompensa.
Podemos pensar por um lado capitalista, dizendo que isso tudo está errado e que cada vez mais estamos ficando consumistas e ensinando para as crianças que o que importa é a quantidade de presente que se ganha ou o tamanho dele.
Os religiosos podem criticar tudo isso e dizer que o Natal é um momento de fraternidade, de comunhão e o que importa é o amor e a família. E sim, eles estão certos!
Todos estamos certos, o Natal vem cercado de muitas ideias e simbolismos.
Eu aqui, defendo a idéia da psicologia, onde essa história de Papai Noel, faz parte do universo infantil, fez parte da minha história e com certeza se eternizou porque já tomou conta no nosso Inconsciente coletivo. O Natal é no final do ano e marca um fechamento de um ciclo e renovação de outro. As pessoas ficam mais propensas a reavaliar a sua vida e a família sempre é o ápice dessa época. Valores como amor, solidariedade, compaixão e muitos outros, voltam com força total e tomam conta dos nossos lares e nossos corações.
Gostaria de contar um fato para vocês:
Meu filho mais velho, Pedro de 9 anos, ainda acredita no Papai Noel e por tudo o que já disse, faço questão de conservar essa magia pelo tempo que der.
Esse ano ele demorou para fazer a sua carta para o Papai Noel e ontem decidiu que estava pronto para fazer. Como nos mudamos para os EUA há pouco tempo (5 meses) ele decidiu que queria fazer a carta em inglês. Sentou no seu quarto e fez sozinho, pois ele não queria ajuda porque tinha um pedido especial esse ano, que eu não poderia ver.
Hoje de manhã vou lá bisbilhotar a tal cartinha e recolher, como faço todo ano.
Na carta ele pedia os seus presentes e dizia que tinha um pedido especial. Ele queria um computador, mas que o Papai Noel colocasse o nome Deborah no presente, pois aquele presente seria para sua mãe e não para ele.
Claro que chorei!!
Aí esta a magia do Natal, aí está a conexão.
Aproveite esse Natal para vivenciar esses valores que estão presentes essa época do ano, aproveite para fazer conexão com as pessoas a sua volta. Se tiver presente, brinque com eles, use-os para estar PRESENTE com quem você ama.
Sabe onde mora o Papai Noel?
Dentro de você!
Um Feliz Natal á todos que me acompanham e que a magia no Natal esteja presente em seu lar.
Abraços Calorosos.
Deborah Garcia – Psicóloga
CRP: 62436
Tags: