Hora de arrumar a bagunça!!
COMO INCENTIVAR SEU FILHO A TER RESPONSABILIDADE DESDE PEQUENO?
Quem tem filhos sabe que depois deles a casa nunca mais será a mesma. Brinquedos, roupas, sapatos, sempre estarão pelo caminho. Muitos pais, na ânsia de tentar deixar o ambiente um pouco mais organizado, vivem pegando tudo e tentando colocar as coisas no lugar, mas por trás desse comportamento inocente e tão rotineiro, você pode estar criando uma criança acomodada e desorganizada.

Desde que a criança aprende a pegar e segurar os seus brinquedos, já podemos incentivá-la a guardá-los. Se ela ainda não anda sozinha, leve um cesto perto dela e peça que ela ajude a jogar o brinquedo dentro. Quando maiorzinha, já pode guardá-los sozinha e a medida que cresce, poderá ir ganhando mais algumas tarefas.
Muitos pais, ficam com dó de pedir para a criança guardar os brinquedos, até porque as crianças em geral fazem um escândalo quando tem que guardá-los. O que muitos pais não sabem é que essa pequena tarefa ajuda no desenvolvimento motor e já introduz na criança um senso de responsabilidade e independência.
A criança precisa saber que cada coisa tem o seu lugar e que é necessário desde cedo perceber que vive em comunidade e que cada um dentro da família tem algum papel a ser desempenhado. Além disso a criança se sente muito bem, pois se sente capaz e independente quando ajuda os pais. E para os pais é muito recompensador ver os filhos amadurecendo e ajudando em casa. Lembrando que ainda poupa algum tempo.

Algumas dicas para incentivar o seu filho a recolher os seus brinquedos ou ajudar nas tarefas de casa:
Ajude, mas não faça sozinha
· Arrume o quarto junto com ele, decidindo com ele onde ficará cada coisa;
· Tente organizar os brinquedos de acordo com os temas: todas as bonecas ficaram na gaveta, os carrinhos, ficaram no cesto, os quebra-cabeças no armário e assim por diante. Desta forma você estará trabalhando a organização e ficará mais fácil para ele, pois terá uma lógica o lugar de cada brinquedo;
· Para incentivá-lo, cante alguma musiquinha que ele já saberá que é hora de guardar os brinquedos;
· Elogie sempre quando ele guardar os brinquedos, mesmo que sejam só alguns;
· Quando muito pequenos, ajude a guardar, mas vá incentivando com que ele vá aumentando a quantidade que ele guarde;
· Coloque os brinquedos de maior uso, no alcance da criança, assim ela poderá guardar mais facilmente os brinquedos;
· Combine com a criança que depois que ela não quiser brincar mais, será a hora de guardar. Se preferir, isso pode ser feito no final da noite;
· No inicio, os brinquedos ou as tarefas não podem ficar perfeitas, mas faz parte do processo. O importante no começo é que eles desenvolvam a tarefa;
Cuidado! Para não exagerar na arrumação e ficar tão preocupada com a organização e não deixar a criança brincar. O exagero sempre é prejudicial.
É de extrema importância o brincar na vida da criança, faz parte do desenvolvimento dela.

Deborah Garcia
Psicóloga, Psicopedagoga e Arteterapeuta
Tags: